4.9.09

Rede Bandeirantes de Televisão, há 42 anos no Brasil, com os brasileiros

A Rede Bandeirantes de Televisão é uma rede emissora de televisão brasileira pertencente ao Grupo Bandeirantes de Comunicação. Entrou no ar no dia 13 de maio de 1967. Seu fundador foi João Saad, que contou com a ajuda do sogro, o político Adhemar de Barros, antigo proprietário da Rádio Bandeirantes. Atualmente, a emissora é presidida por Johnny Saad, filho de João Saad.

História
1967-1970
A TV Bandeirantes entrou no ar pela primeira vez no dia 13 de maio de 1967, com um discurso de seu fundador, João Saad, seguido por um show dos cantores Agostinho dos Santos e Cláudia, que abriram as transmissões. Estavam presentes o presidente da República (na época era Costa e Silva), o governador de São Paulo Abreu Sodré, o prefeito Faria Lima, ministros e secretários de Estado. Na frente da sede da emissora foram montados um parque infantil e um circo gratuito para famílias de menor poder aquisitivo. Durante dois dias houve gincanas e brincadeiras, com distribuição de brindes comemorativos.

Em 1967, dias depois da inauguração, entrava no ar a primeira novela da então TV Bandeirantes, "Os Miseráveis".

Já em 1968 era uma exibido na emissora, às 15 horas o programa "Xênia e Você", que permaneceu na emissora durante anos. Também naquele ano a TV Bandeirantes exibia às 18:30h o "Sítio do Pica-pau Amarelo" de produção própria, e às 19h30min "As Aventuras de Rin-tin-tin".

Em 1969 a emissora sofreu um incêndio devastador, que destruiu suas instalações. Grande parte dos seus arquivos se perderam. O slogan da época era: "A Bandeirantes não vai Parar". O primeiro jornalístico da Band foi o "Titulares da Notícia", um correspondente do tradicional programa da Rádio Bandeirantes.

A emissora teve três grandes temporadas de produção/exibição de teledramaturgia. A primeira foi nos primeiros anos de operação, de 1967 a 1970. Nesse período foram produzidas histórias como "Os Miseráveis", "Era Preciso Voltar" e "O Bolha".

Em 1970 a Bandeirantes transmitiu a Copa do Mundo do México, a primeira Copa transmitida ao vivo no Brasil.
1980 +
Mantendo a expansão e qualificação de sinal da Rede, entrava no ar mais uma emissora própria a TV Bandeirantes Bahia no dia 11 de abril de 1981 no canal 7. Até então a TV Bandeirantes já tinha mais de 24 emissoras espalhadas pelo Brasil.

Comemorando o fato de se tornar a primeira emissora a transmitir via satélite, a TV Bandeirantes mudou o logo e a programação visual, preparados por Cyro Del Nero, que vinha da recém extinta Rede Tupi.

Em 1981 a Band contrata como diretor geral de programação Walter Clark, que foi um dos responsáveis pelo sucesso da Globo nas décadas de 1960 e 1970. Neste período destaque para o sucesso das novelas Os Imigrantes - de Benedito Ruy Barbosa - a segunda mais longa da tv depois de Redenção - da Excelsior; Rosa Bahiana, de Lauro César Muniz, a primeira novela totalmente ambientada fora de estúdios, toda gravada na Bahia, e Os Adolescentes, de Ivani Ribeiro.

Em agosto de 1982, entra no ar a novela Renúncia, baseada na obra de Chico Xavier com Fúlvio Stefanini e Geórgia Gomide, mas fica no ar apenas 12 dias. Com o total fracasso no Ibope, a emissora decide tirar a novela do ar, aproveitando a entrada do horário eleitoral gratuito, que durava mais de uma hora.

Em 1983, a Bandeirantes aproveitou que a Rede Globo fora proibida de estrear o texto planejado para a novela das oito, tendo que reprisar a novela Casarão (enquanto Gilberto Braga rapidamente preparava a novela Louco Amor, com Bruna Lombardi e Fábio Júnior) para tentar abocanhar telespectadores com a novela Sabor de Mel, de Jorge Andrade, protagonizada por Sandra Bréa e Raul Cortez. A novela tinha um diferencial: um concurso para quem desvendasse um enigma proposto nos primeiros capítulos. Mas o autor da novela se desentendeu com o diretor Roberto Talma e se demitiu, nunca revelando a resposta ao enigma.

Flávio Cavalcanti se tornou o maior investimento da emissora, no início dos anos 1980, com seu programa diário Boa Noite Brasil. Um dos momentos mais marcantes do programa aconteceu quando a cantora Angela Ro Ro deixou os estúdios no meio de uma entrevista ao vivo, por não aceitar as perguntas de Cidinha Campos sobre sua homossexualidade e suposta agressividade.

Quando Flávio Cavalcanti largou a emissora pelo SBT de Sílvio Santos, as noites foram entregues, entre outros, a Jota Silvestre, com o Show Sem Limite e o Essas Mulheres Maravilhosas. Antes de mudar para a Globo, logo depois de ter saído da Tupi, o Chacrinha tinha seus programas Buzina do Chacrinha e Discoteca do Chacrinha nas noites de terça-feira e nas tardes de sábado, respectivamente.

Estrearam programas como o TV Criança, apresentado pelo desenhista Daniel Azulay e sua Turma do Lambe-Lambe, desejando muito algodão doce para a garotada.

O Jornal Bandeirantes era apresentado por Ferreira Martins e Joelmir Betting, com comentários de Newton Carlos sobre assuntos internacionais. Ronaldo Rosas apresentava o jornal do Rio de Janeiro. Na Década de 1980 a TV Bandeirantes colocava no ar o "Canal Livre" cuja história se confundiu com a abertura política que acontecia naquela época, inicialmente apresentado por Roberto D´Ávila. A emissora tinha a missão nesse programa de entrevistas mostrar um jornalismo mais crítico.

Por um curto período, Walter Clark, que criara o conceito de grade de programação no Brasil, veio tentar repetir seu sucesso na Bandeirantes. Criou programas como o noticiário O Repórter, apresentado na hora do almoço, por César Filho e Ângela Rodrigues Alves. Nos finais da noite, foi destaque o programa "Etc.", de Ziraldo (que nele fez uma entrevista histórica com Dom Hélder Camara). Uma tentativa inovadora foi o programa Variety 90 minutos, entre 20h00min e 21h30min, apresentado por Paulo César Peréio e sua então esposa, a atriz Cissa Guimarães.

Em 1983 entrava no ar o "Show do Esporte" que foi considerado o programa de televisão mais longo do mundo, criado, apresentado e coordenado pelo locutor Luciano do Valle depois de sua passagem pela Rede Record, além de Elia Jr., Juarez Soares, Elys Marina, Sílvia Vinhas, José Luiz Datena e outros. Com o sucesso do programa, a emissora se tornou o "canal do esporte" nos anos 1990.[carece de fontes?]

Os finais de noite passaram a ser preenchidos pelo "Programa Ferreira Neto", um bate-papo com políticos. Ele sempre iniciava o programa conversando, por um telefone vermelho, com um fictício amigo chamado Léo, usando esse artifício para comentar os fatos do dia.

Em 1984 a TV Bandeirantes começava a se destacar na cobertura das Diretas Já, movimento que pedia a volta das eleições diretas no país.

A emissora transmite pela primeira vez as Olimpíadas de 1984, sempre com coberturas que fizeram história.

As manhãs da emissora eram preenchidas pelos programas Ela, apresentado por Baby Garroux e, mais tarde, pela suposta Garota de Ipanema Helo Pinheiro. Mais tarde, o Ela foi substituído pelo programa Dia Dia, apresentado por Tavinho Ceschi, contando também com o psicoterapeuta Angelo Gaiarsa.

Em 1986, a Bandeirantes inaugura o "Jornal da Noite", onde estreou Lillian Witte Fibe.Na Bandeirantes em 1986,Orival Pessini Estréia A "TV Fofão", Onde Tinha Desenhos Animados,Sorteios,Quadros Humorísticos e Muitas Outras Atrações.

Em 23 de janeiro de 1987, entra no ar a TV Bandeirantes Brasília.

Depois de sair do "TV Mulher", da Rede Globo, e de uma temporada como correspondente para o Fantástico, dos Estados Unidos, Marília Gabriela ganhou seu programa noturno, o "Marília Gabi Gabriela", nas quartas-feiras, com música-tema de Rita Lee. Mais tarde, Gabi ficou apenas com o programa dominical "Cara a Cara", com entrevistas.

A emissora transmite pela segunda vez as Olimpíadas de 1988.

A Rede Bandeirantes promoveu o primeiro debate eleitoral do país já em 1982, mantendo a tradição de promover o primeiro debate eleitoral a cada dois anos, até 2000. Promoveu o primeiro debate entre candidatos ao cargo de Presidente, durante as eleições de 1989. Na Bandeirantes em 1989,A dupla de palhaços Atchim & Espirro estreiam o "Circo da Alegria", onde havia quadros humorísticos, sorteios, brincadeiras, jogos e outras atrações. O Circo da Alegria ficou no ar até 1990.

1991-2000
A partir da década de 1990, a Bandeirantes passou a adotar uma programação mais voltada ao mundo esportivo, criando a "Faixa Nobre do Esporte" (todos os dias às 20:30), além da "Faixa Especial do Esporte", com duração de alguns minutos, exibido nos fins de tarde da programação. Aos domingos, dedicava-os inteiramente às transmissões esportivas, com o "Show do Esporte".

O Jornal Bandeirantes passa a ser apresentado por Marília Gabriela e, mais tarde, por Chico Pinheiro. Diferentemente dos jornalísticos da época, o telejornal terminava cada dia sob o som de uma música pop atual. O cenário era uma parede preta com uma enorme bola vermelha no meio, como a que fazia parte do logo da emissora na época.

A emissora transmite pela terceira vez as Olimpíadas de 1992.

A rede mostrou desde o começo a CPI do Caso Collor no Brasil, em 1992. Foi também a primeira a transmitir a NBA e a Fórmula Indy. O que valeu ser chamada de "Bandeirantes, o canal do Esporte", com a exibição do "Esporte Total".

A Rede Bandeirantes é a única rede de televisão do mundo a possuir um apelido carinhoso, sendo conhecida por "Band", utilizado desde o início da década. Esse curioso fato foi idéia do jornalista José Luiz Datena, quando integrava a equipe de esportes da emissora. A origem do apelido está no rádio: na segunda metade da década de 1980, a Bandeirantes FM passa a adotar o nome Band FM; Datena aproveita a nomenclatura na TV.

Em 1994, a Band deixa de transmitir os desfiles de São Paulo e Rio de Janeiro e começa a transmitir o carnaval da Bahia, e muda o nome para Band Folia.

A emissora transmite pela quarta vez as Olimpíadas de 1996. Neste ano, foi duramente criticada por conta das mudanças de horário e descumprimento de exibição de filmes e programas, em hora programada.

A terceira temporada produção/exibição de teledramaturgia foi na segunda metade dos anos 1990, época de títulos como "A Idade da Loba", "O Campeão" e "Serras Azuis", além de uma nova versão de "Meu Pé de Laranja Lima".

Em 1999, a rede se torna o "canal dos animes" de desenho de animação, até então era da recente extinta Rede Manchete, ao exibir o desenho "Dragon Ball Z" às 15h00min, a partir de setembro, com episódios duplos com duração de 1 hora. No início de 2000, o anime passa ser exibido às 11h25min até 11h55min.

De 1999 a 2002, a rede começa perder as primeiras afiliadas da década de 1980 para a Rede Record e o SBT, mas ganha quase à mesma quantidade das recentes afiliadas, para absolver aquelas que foram perdidas.

No início de 2000, a rede ganha das rivais e fica em primeiro lugar de audiência ao transmitir a final do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, que marcou 53 pontos em uma pesquisa do IBOPE, sendo até hoje a maior audiência da história da rede.

No dia 18 de setembro de 2000, a rede começa a exibir com duração de 2 horas o programa "Band Kids", entre 15h00min e 17h00min, com animes Japoneses e desenhos dos Estados Unidos.
A emissora transmite pela quinta vez as Olimpíadas em 2000.

3 comentários:

  1. Olá !!

    Boris Safado

    Ridículo o comentário deste velho idiota a respeito dos coletores de resíduos residencias. Manda ele fazer o serviço destes profissionais !!
    Este velho não tem vegonha na cara ?? Mau carater, ignorante, preconceituoso e um bom fdp.
    Fique uma semana sem o serviço deles !!
    Ou melhor vá para a rua, sob sol ou chuva e execute o serviço alheio.
    Tens a coragem de fazer isso ?? COVARDE !!
    É facil do alto de sua privada falar mal dos outros.
    Velho senil.

    ResponderExcluir
  2. BOM E COM MUITO CARINHO QUE DEIXO ESTE COMENTÁRIO,PARABÉNS A BAND , ENQUANTO TODAS AS EMISSORAS SE LIGAVAM NO JOGO DO MENGUINHO, SÓ A BAND PASSAVA O DO FLUSÃO.INTELIGENTE VEJAM, EXEMPLO SE SÃO 1.000 TORCEDORES DO FRAMENGO, TODOS DIVIDIDOS EM 4 EMISSORAS POR EXEMPLO, SIGNIFICA QUE CADA UMA TEM 250 ESPECTADORES, MAS DIGAMOS QUE TORCEDORES DO FLUSÃO SEJAM 600, COMO SÓ A BAND TRANSMITE ELA FICA COM AUDIÊNCIA DE 600, LOGO ESPETACULAR, A MINHA CRÍTICA É APENAS COM CERTAS PESSOAS QUE NADA TEM A SOMAR, GALISTEU, EDMUNDO,MARILIA GABRIELA E OUTROS, NADA ADIANTA PAGAR PARA PROGRAMAS CAROS, ESTE PAIS É FEITO DE PESSOAS SEM INSTRUÇÃO, LOGO ACREDITAM EM BBB DA GLOBO COMO ACREDITAM EM POLÍTICOS, SEMPRE A MESMA COISA,ELEIÇÃO, VOU FAZER, VOU ACONTECER POLÍTICO. BBB MEUS GUERREIROS,HERÓIS, ETC, FINAL TUDO COMBINADO, UNS POSAM NU, OUTROS ATORES NÃO SEI COMO O SINDICATO NÃO VE ISSO, JÁ QUE O PREPARO E AQUELE,CELEBRIDADE SEM NADA APRESENTAR HÁ NÃO SER CORPO MAS ISSO E QUE O POVO GOSTA. MAIS UMA VEZ PARABÉNS BAND.

    ResponderExcluir
  3. Caros meu nome é Rafael Garcia moro em SP e assisto ao programado do Datena todos os dias. Nesta ultima sexta-feira dia 36/03/10 teve um acidente envolvendo um motociclista na marginal do Rio Pinheiros, este motociclista era um amigo-irmão que conheço a quase 20 anos, o nome dele é Alexandre Miguel Correia, a emissora deixou o apresentador fazer um pré julgamento do que avia acontecido, julgando o Alexandre como moto-boy e o pior informando em rede nacional que o acidentado estava carbonizado. A familia da vitima como milhares de outras pessoas estavam vendo ao programa naquele momento e saber que o filho que não era moto-boy, trabalhava numa grande empresa do Brasil a "Vivo telefonia" e que não estava carbonizado porque eu em particular estive no local e fiquei ao lado do meu irmão ate o IML chegar, quase 7 horas para fazer a remossão do corpo do m ei irmão. Preciso que a rede bandeirantes com o sensacionalismo feito com o acontecido faça uma retratação em rede nacional, prometi isso a familia da vitima e irei cumprir. Todos que lerem este mensagem se souberem de como conseguir o e-mail da imprensa da band favor passar um e-mail para rafael.garcia.79@hotmail.com, Ale que deus o tenha e que a sua morte sirva de exemplo para as emissoras de radio e Tv, que antes de falarem algo que saibam os fatos e informem ao publico o que realmente aconteceu. Obrigado a todos.

    ResponderExcluir

A equipe do etelevisão sente-se honrada em ter a sua opinião ao nosso alcance.
Deixe seu comentário e email para, se necessário, respondermos sua solicitação; obrigado!

Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).