3.9.09

Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), a tevê formada por emissoras afiliadas ou pertencentes a Silvio Santos

O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) é uma rede de televisão brasileira formada por emissoras afiliadas ou pertencentes ao empresário e apresentador Silvio Santos. Já foi conhecida como TV Studios (TVS), nome da emissora de Silvio Santos no Rio de Janeiro. A marca SBT só foi usada anos depois.

História
Nascimento da TVS
Desde os anos 1960 produzindo seu programa dominical de forma independente, rapidamente Silvio Santos montou uma estrutura de produção capaz de suprir uma emissora de televisão inteira, motivo pelo qual passou a perseguir obstinadamente seu sonho de uma emissora própria.

Em maio de 1976 finalmente Silvio Santos inaugurou a TV Studios (TVS) do Rio de Janeiro. Ele recebeu a concessão do canal 11 carioca graças à influência de alguns de seus companheiros junto ao governo federal da época, em especial o humorista Manuel da Nóbrega. A principal atração da nova emissora era o Programa Silvio Santos, exibido aos domingos aproximadamente das 11h às 20h (a extensão real do programa variou muito no período) simultaneamente com a TV Tupi.

O início da rede
Em 1980, com o fechamento da Rede Tupi, Silvio consegue a concessão de quatro canais, dos quais três pertenciam à Tupi: o canal 4 de São Paulo (ex-TV Tupi), o canal 5 de Porto Alegre (ex-TV Piratini) e o canal 5 de Belém (ex-TV Marajoara).

O canal 9 do Rio de Janeiro, que fazia parte do pacote com os quatro canais, pertencia à TV Continental e entrou no ar em 1982 como filial carioca da TV Record (em 1987 o canal foi renomeado sucessivamente TV Copacabana e TV Corcovado). Reunindo os antigos canais da Tupi e o canal 11 do Rio, Silvio forma em 19 de agosto de 1981 o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). A marca SBT, porém, só seria amplamente divulgada anos mais tarde. A praça de São Paulo passa a ser a sede e a fonte geradora da programação da nova rede.

O SBT dos primeiros tempos aproveitou muitos artistas e programas da Tupi, tanto para cumprir acordos trabalhistas com os antigos funcionários da rede falida quanto pela necessidade de iniciar suas operações já com um conjunto de programas estruturado. Um dos exemplos foi o reaproveitamento do humorístico Apertura, que havia estreado dois anos antes na Tupi.

Com atrações popularescas, especialmente os programas de auditório comandados por Gugu Liberato, Raul Gil, Moacyr Franco, J. Silvestre, Flávio Cavalcanti e pelo próprio Silvio Santos, o SBT cai no gosto do telespectador de renda mais baixa. Na linha infantil, o grande sucesso é o programa do palhaço Bozo. Nessa época começou a exibição de telenovelas, tanto sucessos mexicanos (começando com Os Ricos Também Choram em 1982) quanto produções próprias que seguiam uma linha semelhante. Em 1986, o SBT cobriu a sua primeira Copa do Mundo. Em 1988 cobriu os Jogos Olímipicos.

Ao longo da década de 1980 a emissora consolidou sua posição de segundo lugar na preferência do telespectador nacional (exceto no Rio de Janeiro, onde a posição era ocupada pela Rede Manchete). Animado com os resultados, o SBT lança o slogan "Líder absoluto da vice-liderança".

Em 1984 estreiam as séries mexicanas Chaves e Chapolin, que transformaram-se nos maiores sucessos de audiência da história do SBT. Nessa época também estreavam na emissora Mara (futuramente Mara Maravilha), Christina Rocha, Sérgio Mallandro, Luiz Ricardo e Mauro Zukerman. Todos fazendo programas de prêmios como TV Powww, Sessão Premiada e O Preço Certo além de antigos programas do Silvio Santos como Vamos Nessa e Concurso de Dança.

Em 1985 vai ao ar a minissérie australiana Pássaros Feridos, que consegue a liderança de audiência em seu horário, graças à estratégia do SBT de começar a exibição da minissérie quando a novela da Rede Globo Roque Santeiro terminava, o que era ostensivamente anunciado por Sílvio Santos em seu programa. A minissérie foi reapresentada várias outras vezes (para os críticos, teria se tornado um "curinga" de programação na mão de Silvio Santos), mas sem o sucesso inicial.


A programação

O Programa Silvio Santos, que já existia quando o SBT foi criado, se manteve como a atração mais duradoura da emissora. Depois de ter seu horário ocupado pelo Domingo Legal e por atrações isoladas, o programa retornou a grade do SBT.

A dedicação pessoal de Silvio aos palcos gerou no SBT uma tradição em programas de auditório. Já nos primeiros dias da TVS, em 1981, foi aproveitada da Rede Tupi a clássica versão paulistana do Almoço com as Estrelas e, da Rede Record (então parcialmente controlada pelo Grupo Silvio Santos), o Programa Raul Gil. Também vinha da Tupi o formato de O Povo na TV, atração dos fins de tarde, no qual Wilton Franco deu destaque a Roberto Jefferson, Roberto Lemgruber, Sérgio Mallandro e Wagner Montes.

Em 1982 o então aposentado J. Silvestre volta à frente das câmeras para comandar o Show Sem Limites; em 1983 seu lugar seria ocupado por Sérgio Chapelin, que tinha trocado a bancada do Jornal Nacional por um contrato "irrecusável". Nessa época, Gugu Liberato (então ainda conhecido como Augusto Liberato), antigo colaborador de Silvio Santos, se torna animador do Viva a Noite, um grande sucesso como atração alternativa ao Supercine da Rede Globo (o SBT ainda não tinha grandes filmes).

Flávio Cavalcanti, depois de um período de sucesso na Rede Bandeirantes, ficou no SBT até seu falecimento, em 1986. Nesse ano Hebe Camargo também sai da Bandeirantes, levando seu programa de entrevistas e variedades, e se torna a grande dama do SBT.

Murilo Néri apresentou vários programas ao longo da história do SBT, muitas vezes substituindo apresentadores que tinham deixado a emissora.

O programa Cocktail era um dos mais polêmicos no quesito apelação de nudez batendo inclusive a Rede Manchete no Rio de Janeiro sendo derrotado pela série The Young Indiana Jones ou Crônicas do Jovem Indiana Jones na Rede Globo.

Curiosidades
O SBT (na época TVS) transmitiu, no início de 1982, o primeiro debate entre candidatos a cargos eletivos da história da televisão brasileira. O debate entre Franco Montoro e Reynaldo de Barros, que postulavam o governo de São Paulo, foi mediado por Ferreira Neto e simultâneamente veiculado pela Rádio Jovem Pan. Ao término do evento, Sílvio Santos fez questão de cumprimentar os dois pessoalmente por, segundo ele, terem "se mantido na linha". O "Homem do Baú" os confidenciou que assistiu-os o tempo inteiro na ilha de edição e se alguém (principalmente o oposicionista Montoro) fizesse alguma crítica mais delicada, apertaria um botão que tiraria imediatamente o programa do ar, já que tinha medo de perder a concessão do canal conquistada um ano antes junto ao governo militar.
Persiste a controvérsia sobre a multa contratual de Ratinho, que não teria sido paga à Record quando da troca de emissoras. O próprio Silvio Santos declarou em entrevista à Veja negociou o pagamento da multa diretamente com bispo Macedo, dono da Record. No entanto, outras informações davam conta de que a multa de Ratinho teria sido anulada pela de Eliana, que também estava sob contrato milionário quando trocou o SBT pela Record.
Em 1996, o Programa Chespirito começou a ser exibido pela CNT, e um pouco mais tarde, o SBT compra o programa e muda de nome (Clube do Chaves) e passa a exibi-lo em 2001.
Em 1998,o SBT queria recuperar a audiência que Ô,Coitado! não conseguiu,e tirou a sitcom e colocou no lugar o desenho Rocko's Modern Life.

Um comentário:

  1. Blog MAxxiimo, fornece varios produtos pra outros blog, conheça como funciona!
    http://maxxiimo.blogspot.com/

    AJUDE O BLOG VIRE PARCEIRO

    ResponderExcluir

A equipe do etelevisão sente-se honrada em ter a sua opinião ao nosso alcance.
Deixe seu comentário e email para, se necessário, respondermos sua solicitação; obrigado!

Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).