19.8.09

Prefeitura de SP veta exibições da Globo em ônibus

O serviço de projeção de conteúdo da TV Globo em 300 ônibus da cidade de São Paulo, inaugurado nesta segunda-feira(17) foi embargado pela Prefeitura Municipal sob alegação que a emissora não teria cumprido uma portaria que exige a análise prévia do conteúdo por órgãos municipais, ato que pode ser encarado como uma espécie de censura prévia.

De acordo com o publicado pela coluna Outro Canal do jornal Folha de S.Paulo uma portaria da SPTrans, exige a entrega do material que será veiculado nos coletivos com pelo menos uma semana de antecedência. A necessidade se dá para que seja possível a verificação do "cunho político, religioso e moral" do material.

A empresa licenciada pela TV Globo para o uso do conteúdo, a Bus Midia, negou que a programação tenha chegado a ser interrompida. Porém, segundo publicado pelo jornal, caso não tenha ocorrido a suspensão, a Prefeitura poderá multar a empresa.

A Bus Mídia pretendia veicular a programação da Globo em tempo real, além de um programa com os resumos dos capítulos do dia anterior das novelas, intercalados com informações de utilidade pública.

Em nota a TV Globo disse que apenas licenciou o conteúdo para a Bus Midia e por esta razão não iria se pronunciar oficialmente sobre a medida da Prefeitura que tem aspectos de censura. A Rede Record também estuda viabilizar sua programação em mercados alternativos como a Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A equipe do etelevisão sente-se honrada em ter a sua opinião ao nosso alcance.
Deixe seu comentário e email para, se necessário, respondermos sua solicitação; obrigado!

Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).