5.9.09

RedeTV!, seguindo o parâmetro das grandes redes de televisão do Brasil

A RedeTV! é uma rede de televisão brasileira com sede no município de Barueri, na Grande São Paulo, a 26 quilômetros da capital paulista, mais precisamente no condomínio empresarial Alphaville. Entrou no ar no dia 15 de novembro de 1999. Das sete maiores redes de televisão aberta do Brasil, a RedeTV! é a mais nova.

A programação da emissora é voltada principalmente ao entretenimento, com diversos programas direcionados a segmentos específicos: humorísticos, talk shows, jornalísticos, esportivos, séries, programas de entrevista e femininos.

História
Concessões
A RedeTV! surgiu em 1999 apostando na tecnologia e em estratégias de mercado diferenciadas. Mesmo a emissora não tendo adquirido qualquer bem imóvel, móvel ou acervo da extinta TV Manchete, existem controvérsias a respeito da sucessão de dívidas da emissora dos Bloch para a RedeTV!. O Superior Tribunal de Justiça ainda analisa este impasse jurídico. [1]

Amilcare Dallevo e Marcelo Carvalho são os únicos sócios da TV Ômega (RedeTV!). Os equipamentos e o acervo da antiga TV Manchete foram assumidos pelo grupo empresarial HESED Participações antes mesmo da emissora falir. Os proprietários da RedeTV! alegam nunca terem assumido o compromisso de assumir o passivo trabalhista da TV Manchete. Há decisões judiciais a favor e contra este posicionamento dos donos da RedeTV!. [2][3]

As concessões da TV Manchete estavam vencidas e o Governo Federal realizou a transferência direta das mesmas para a RedeTV!. Tal decisão foi confirmada pelo Congresso Nacional.

A RedeTV! gera mais de 1500 empregos diretos e mais de 2500 indiretos, sendo a primeira rede de televisão a exibir em São Paulo a sua programação em formato digital de televisão.

A história da RedeTV! começa quando as cinco concessões da Rede Manchete começaram a ser novamente vendidas por Pedro Jack Kapeller, o "Jaquito", sobrinho de Adolpho Bloch, falecido em 19 de novembro de 1995, aos 87 anos, e principal herdeiro da empresas do Grupo Bloch, após as tentativas fracassadas em 1992 e 1999, quando a rede enfrentou as graves crises de 1991 e 1998.

Em 2 de maio de 1999, o empresário e sócio do Banco Rural no empreendimento, Amilcare Dallevo, presidente da organização grupo paulista TeleTV, que opera o sistema de ligações interativas com sorteios pela televisão por meio do prefixo 0900, a qual operava o "Tele 900", assina o contrato para administrar 30% das dívidas da emissora e a concessão dela.

Em 8 de maio, depois de várias reuniões, num acordo acompanhado pelo Ministério das Comunicações, as emissoras foram adquiridas pela TV Ômega, do Dallevo Júnior. A transação ocorreu dez dias antes do prazo final para a renovação das concessões, que estavam vencidas desde 1996. Se até 18 de maio de 1999, a TV Manchete não tivesse pagado boa parte de suas dívidas, seria liquidada e definitivamente extinta. Em 9 de maio, a TV Manchete é vendida ao grupo TeleTV. A empresa vai pagar passivos de R$ 330 milhões, cancelando as demissões feitas em 1998 e investindo US$ 100 milhões nos próximos 12 meses. No dia 10 de maio, a TV Manchete passa a se chamar TV!. Era o fim da Rede Manchete de Televisão. A última transmissão oficial da emissora é a final do Torneio Masters Series de Roma daquele ano, vencido por Gustavo Kuerten.

A TV Ômega tem concessões das antigas redes da Manchete no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza e Belo Horizonte. Dallevo Júnior transferiu a sede da emissora para a cidade de Barueri em São Paulo. Pode-se dizer que a RedeTV! é sucessora das extintas TV Tupi e TV Excelsior, e também principalmente da Rede Manchete, pois as concessões haviam sido originalmente da TV Tupi — no Rio de Janero, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza — e da TV Excelsior, com apenas uma concessão em São Paulo. Essas concessões haviam sido dadas à TV Manchete e transferidas para a TV Ômega.

TV!
Extra-oficialmente a RedeTV! entrou no ar no dia 10 de março de 1999 exibindo as atrações que restavam da Rede Manchete com o nome TV!, apesar do nome RedeTV! já ser divulgado nas grades de programação dos jornais. A grade consistia em televendas. O telejornal "Primeira Edição" substituiu o "Jornal da Manchete". Às 22 horas, era a vez da reprise da telenovela "Pantanal", que já estava em seu término. Às 22h50min era transmitido o "Clip Show", no lugar do "Manchete Clip Show", com duração de uma hora, que logo a seguir programas independentes eram exibidos, com destaque para "Estilo Ramy", que logo encerrava a programação às 2h00min. Aos domingos tinha o esportivo "Toque de Bola". Aos poucos essas atrações que restaram da Manchete foram saindo do ar ficando apenas o "Clip Show" e o "Primeira Edição", além do "Business", que continuou no ar mesmo com o fim da Manchete, alterando o nome para "Show Business". Foram também exibidas as séries japonesas entre 23h00min e 0h0min para depois programas independentes seguirem a programação até às 2h00min.

Aos poucos novas estrelas eram contratadas como João Kléber, Adriane Galisteu e Andréia Faria, conhecida também como "Sorvetão". Já no Teleton de 1999, os novos contratados da RedeTV! já estavam no ar. Mesmo antes da inauguração oficial da RedeTV! que seria algumas semanas depois.

Inauguração da emissora
Na madrugada do dia 12 de novembro de 1999, a TV! encerrava a programação para por no ar a seguinte mensagem: "Faltam 3 dias para a inauguração da nova rede de televisão brasileira", com um fundo verde e logomarca da "RedeTV!", o tempo de contagem regressiva — com hora, minuto, segundo e milésimo de segundo — para inauguração às 7h00min no dia 15, embora colocasse comerciais de programas a cada 15 ou 30 minutos da própria emissora. No dia 13 de novembro, a frase muda para "Faltam 2 dias para a inauguração da nova rede de televisão brasileira". No dia 14 de novembro, a frase muda novamente para "Falta 1 dia para a inauguração da nova rede de televisão brasileira". Nos dias 14 e 15, aparecia o texto "É hoje a inauguração da nova rede de televisão brasileira".

Às 6h59min32s do dia 15 de novembro de 1999 sem nenhuma cerimônia e repentinamente, apareceu o comercial da série Estadunidense "I Dream of Jeannie", com duração de 30 segundos. Depois em seguida, aparece a logomarca da RedeTV! com a abertura do telejornal "Brasil TV", com duração de 30 minutos, sendo o primeiro programa televisivo da emissora. Sendo assim esse dia a inauguração oficial da RedeTV!.

Cobertura geográfica da RedeTV!
A RedeTV!, desde sua estréia em novembro de 1999, vem crescendo, quando comparada com outras emissoras de televisão no mesmo período, no Brasil. Em seis anos no ar, a cobertura da RedeTV! aumentou em 763%, aumentando o número de emissoras próprias, de cinco (RedeTV! São Paulo,RedeTV! Rio de Janeiro,RedeTV! Belo Horizonte,RedeTV! Recife e RedeTV! Fortaleza) para cinquenta e três emissoras, abrangendo 82% do território Brasileiro, o que representa 3560 municípios em todo o Brasil.

O estado de Minas Gerais tem a maior cobertura geográfica da RedeTV! no Brasil, com mais de 234 municípios. Enquanto no Ceará a RedeTV! está sendo transmitida em apenas 6 municípios na região metropolitana de Fortaleza. A emissora não cobre todas as capitais do Brasil, como a cidade de Palmas, mas a Rede Tv! está investindo em aparelhos de Alta Tecnologia, para ser inaugurado no final deste Ano (2009), a RedeTV! operará em Palmas pelo canal 53.

Com isso, 26 estados da federação passam a receber as imagens da RedeTV! com intermédio de emissoras locais, mas cidades importantes como Campo Grande, Maceió e Aracaju continuam fora da área de cobertura da RedeTV!, porém, estas cidades podem sintonizar a emissora por meio de uma operadora de televisão via satélite ou a cabo. Nesses 10 anos de existência nunca conseguiu uma afiliada na Bahia, malmente um canal de RTV de baixíssima potência que praticamente não cobre a cidade de Salvador.

A RedeTV! e a TV Globo são as únicas emissoras que aumentaram suas receitas publicitárias este ano. Informação divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo dá conta de que a área comercial da RedeTV!, comandada pelo publicitário Antônio Rosa Neto, baterá recorde de faturamento em junho. Além disso, a emissora, junto com a TV Record, foram as únicas a registrarem crescimento na audiência em 2007, com respectivamente 10% e 5%.

Tecnologia
Seguindo o parâmetro das grandes redes de televisão do Brasil, a RedeTV! implanta tecnologia de captação, exibição e arquivo completamente digital, em toda sua grade progamação (tapeless). A RedeTV!, também utiliza sistema de automação para diagramação de sua grade de programas, desenvolvido inteiramente por sua equipe de TI. Toda exibição de videos ao vivo, matérias externas ou comerciais são exibidos digitalmente, assim como muitas emissoras Brasileiras. Além disso possui equipamentos como helicópteros e moto links para buscar informações em grandes distâncias. A RedeTV! também transmite em alta definição.

4 comentários:

  1. Bom dia!!!

    Fiquei muito feliz com a contratação do ex jogador Edmundo como comentarista esportivo, sou muito fã dele desde 93 e tenho um sonho de conhecê-lo, gostaria de saber a possibilidade de entrar visitantes na emissora, se existe alguma forma de agendamento ou coisas do tipo, moro na região de Guarulhos SP meu nome é Flavia Nascimento 31 anos**email para retorno flaviascarlet@hotmail.com

    Agradeço muito desde já

    ResponderExcluir
  2. por que o sinal da rede tv parou de ser transmitido aqui para salvador gostaria que vcs falacem

    ResponderExcluir
  3. PQ A REDE TV N TA MAIS TRANSMITINDO SINAL AQUI EM SALVADOR AFF.GOSTAVA TANTO DE ASSISTIR PÂNICO E O TV FAMA.

    ResponderExcluir
  4. por que só deves em quando passa tv kids as 18:10
    tinha que ser sempre ninguem gosta de futebol de outros paises, mais ja os animes japoneses todos os aracruzenses amam.um abraço de um fã de tv kids!

    ResponderExcluir

A equipe do etelevisão sente-se honrada em ter a sua opinião ao nosso alcance.
Deixe seu comentário e email para, se necessário, respondermos sua solicitação; obrigado!

Obs.: As opiniões e textos expressos publicados nos comentários, são de responsabilidade daqueles que a assinam (ou de seu IP).